Home Destaque Lula “recupera” 2 dos 18 estados onde Haddad perdeu, mas segue atrás de Bolsonaro em 9 UFs

Lula “recupera” 2 dos 18 estados onde Haddad perdeu, mas segue atrás de Bolsonaro em 9 UFs

Lula “recupera” 2 dos 18 estados onde Haddad perdeu, mas segue atrás de Bolsonaro em 9 UFs

No primeiro turno das eleições de 2018, o preposto do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Fernando Haddad, teve mais votos que Jair Bolsonaro (então no PSL, hoje no PL) em nove estados, todos eles das regiões Norte e Nordeste. Bolsonaro superou os adversários em outros 17; e Ciro Gomes (PDT), em um: seu berço eleitoral, o Ceará.

Agora, pesquisas de intenção de voto apontam que Lula tem recuperado terreno em estados que deram maioria de votos para adversários do PT: Amazonas e Tocantins — que foram pró-Bolsonaro no último pleito — e o Ceará de Ciro Gomes.

Há um empate técnico entre os dois líderes nos levantamentos em cinco estados: Amapá, Espírito Santo, Goiás, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Em 2018, todos esses cinco elegeram Bolsonaro. Não foram encontradas sondagens para Presidência da República entre eleitores de dois estados: Pará e Roraima, mas as pesquisas de meses anteriores mostram que a polarização entre Lula e Bolsonaro é observada em todas as unidades da Federação, sem espaço para um terceiro nome.