Governo avalia cobertura vacinal após um ano de execução do projeto Vacina Mais Paraíba

Avaliar um ano do projeto Vacina Mais Paraíba, lançado pelo Governo do Estado em julho de 2022, com o intuito de melhorar as coberturas vacinais nos 223 municípios paraibanos, foi o objetivo do encontro promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Vigilância em Saúde e Coordenação de Imunização, nesta terça-feira (08), no auditório da Agevisa, em João Pessoa. No próximo dia 15, terá um grande evento, no Teatro Paulo Pontes, para fazer uma avaliação, com resultados e desafios do Projeto para 2024.

De acordo com os dados do Núcleo de Imunização da SES, após o início do Projeto Vacina Mais Paraíba, comparando os anos de 2021 e 2022, pôde-se vislumbrar aumento de 20% na cobertura da vacina BCG; 8% na de Hepatite A e 7% na de Tríplice Viral. Além disso, em uma comparação entre o primeiro e segundo semestre de 2022, houve melhoria, no segundo semestre, quanto aos resultados da cobertura vacinal em crianças menores de 1 ano de idade, resultado das ações desenvolvidas pelo Projeto.

Em um ano de atuação, o Projeto também realizou 10 dias D com o objetivo de promover acesso e divulgação da vacinação em mídia local, resultando em 974.397 doses aplicadas.

A gerente Executiva de Vigilância em Saúde da SES, Talita Tavares, destacou a importância de fazer a avaliação para que o projeto continue dando certo. “Hoje estamos reunidos com os gerentes regionais de saúde; coordenadores regionais e apoiadores de imunização e estamos convidando para o evento do dia 15 os secretários de saúde dos 223 municípios e todos os profissionais da imunização. É um ano de projeto, temos grandes resultados, ainda muitos desafios, novas notícias, boas perspectivas e, dentro desse cenário, esperamos melhorar as coberturas vacinais no estado”, falou.