Home Brasília STF quer que PGR se manifeste após pedido de indiciamento de Bolsonaro

STF quer que PGR se manifeste após pedido de indiciamento de Bolsonaro

STF quer que PGR se manifeste após pedido de indiciamento de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), abriu prazo para que a Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifeste sobre o relatório da Polícia Federal, enviado à Corte, em que a delegada Lorena Lima Nascimento pede autorização para formalizar o indicamento do presidente Jair Bolsonaro (PL).

A delegada aponta indícios de crime cometido pelo chefe do Executivo ao propagar informações enganosas sobre a associação entre vacinação e infecção pela Aids.

O despacho é de quarta-feira (17/8), mas só foi incluído no sistema do STF nesta sexta (19/8). Na ocasião, a PF também requisitou ao ministro autorização para tomar o depoimento de Bolsonaro (PL).

Em uma “hipótese criminal preliminar”, os investigadores afirmam, em argumentação endereçada a Moraes, que “o presidente Jair Bolsonaro (…) teria supostamente disseminado desinformações na pandemia (fake News), ao afirmar que ‘relatórios do governo do Reino Unido mostram que pessoas totalmente vacinadas contra a Covid-19 estariam desenvolvendo Aids muito mais rápido que o previsto’”.