Na tarde desta quinta-feira (4), foi feita a apresentação virtual da nova versão do robô acelerador que realiza atividades de confecção e geração de documentos necessários à citação de processos de executivos fiscais da Comarca de João Pessoa. O novo modelo reduz em mais de 70% o tempo de execução, em relação à versão anterior, que foi produzida para o Processo Judicial eletrônico (PJe) 2.0 e se tornou incompatível com a versão 2.1, em uso pelo Poder Judiciário estadual desde abril do ano passado. O encontro de trabalho foi coordenado pelo juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça da Paraíba, Euler Jansen.
Segundo Jansen, a reunião teve por finalidade mostrar, efetivamente, as atualizações, a optimização do fluxo, que permitirá maior quantidade de citações naqueles procedimentos executivos. “Também, discutiu-se o avanço dessa automação para outros momentos do procedimento executivo, vez que para o processo como um todo, não interessa ter uma parte muito rápida e ser gerado um gargalo noutra etapa do procedimento legalmente previsto”, comentou o magistrado.
Ele acrescentou que foi um verdadeiro brainstorm (tempestade de ideias) sobre mecanismos de optimização dos executivos fiscais, envolvendo todos os atores, da Presidência, Corregedoria Geral de Justiça, da Diretoria de Tecnologia do TJPB, os juízes das Varas de Executivos Fiscais de João Pessoa e os servidores dessas unidades. “Todos com grandes contribuições”, avaliou
Quem também participou da apresentação do robô foi o juiz auxiliar da Corregedoria, Fábio Araújo. Ele disse que o TJPB está acompanhado as inovações tecnológicas necessárias, para a boa prestação jurisdicional. “Inclusive, podemos aplicar a robotização em outras unidades judiciárias, no segundo grau de jurisdição e na Corregedoria Geral de Justiça. A Corregedoria está de portas abertas, para ajudar e orientar no que for preciso”, pontuou.
Os juízes João Batista Vasconcelos e Eduardo José de Carvalho Soares, respectivamente, das 1ª e 2ª varas de Executivos Fiscais da Capital, participaram da reunião virtual. “Foi uma excelente oportunidade para tirar as dúvidas, promover um debate e enviar sugestões em relação ao melhoramento do sistema, principalmente ouvindo os servidores dos cartórios”, comentou João Batista.
De acordo com o Diretor de Tecnologia do Tribunal, Ney Robson, foram feitas adaptações e houve uma sensível evolução no fluxo e nos serviços utilizados pelo robô. “Hoje, a apresentação foi direcionada aos juízes e servidores das varas de executivos fiscais da Capital para homologação e agendamento de colocação em produção, além de realizar algumas definições negociais”, explicou o diretor. Ele lembrou que a ferramenta foi lançada em novembro de 2019 e implantada nos Cartórios da 1ª e 2ª Varas de Executivos Fiscais de João Pessoa e a nova versão do robô deve entrar em funcionamento na próxima segunda-feira (8).
Responsável pela apresentação da atualização do robô, o técnico em TI, Raphael Porto, informou que a expectativa é que, com as devidas atualizações, sejam preparadas, em média, mais de 1.200 cartas de citação por dia. “Conforme cálculo da Ditec, um servidor dedicando, exclusivamente, as seis horas da jornada de trabalho apenas à confecção de cartas de citação, produzirá, por dia, uma média de 30, totalizando em torno de 600 cartas por mês”, comparou.