WhatsApp agora silencia chamadas de números desconhecidos: saiba  mais

A partir desta terça-feira (20), o WhatsApp será capaz de silenciar chamadas de números desconhecidos. A novidade foi anunciada pela Meta em conjunto com uma nova campanha global concentrada em comunicação segura, trazendo também um Checkup de Privacidade dentro do app.

Ao ativar o bloqueio de chamadas derivadas de números de telefone desconhecidos pelo usuário, o aplicativo pode silenciar todas elas. Isso significa que chamadas de spam e também de fraudes serão automaticamente excluídas.

Assim, mesmo que o telefone não toque, as ligações poderão ser verificadas na lista de chamadas — caso alguma seja, de fato, importante.

Como silenciar chamadas desconhecidas

Para utilizar a nova funcionalidade, os usuários do aplicativo precisam ativá-la primeiro:

1. Acesse o menu de configurações do WhatsApp;

2. Selecione a opção “Privacidade”;

3. Abra o menu “Chamadas” e ative a opção “Silenciar pessoas desconhecidas”

Quando o WhatsApp silenciar uma chamada derivada de um número de telefone desconhecido, além de ainda exibi-la na lista do próprio app, o usuário ainda poderá vê-la nas notificações.

Vale notar que a novidade já está disponível para todos os usuários do aplicativo.

Controle de privacidade no WhatsApp

Outro espaço lançado pelo WhatsApp hoje é o Controle de privacidade. Ao acessar as configurações de privacidade, os usuários poderão ver um banner sobre a funcionalidade com botão “Configurar” em destaque.

Ao tocar no botão, é possível realizar ajustes diretos em funcionalidades, como:

  • Quem pode entrar em contato: se outras pessoas podem adicioná-lo em grupos, silenciar números desconhecidos e bloquear contatos;

  • Dados pessoais: quem poderá ver sua foto de perfil, o visto por último e online, além de confirmações de leitura de mensagens;

  • Conversas: duração das mensagens temporárias e backup criptografado;

  • Conta: bloqueio por impressão digital e verificação em duas etapas.