Nesta segunda-feira (21), o Procon-SP notificou a 123 Milhas para que a empresa explique sobre os cancelamentos dos pacotes promocionais de viagens. A entidade de defesa do consumidor quer saber quais os impactos da decisão e como a companhia irá auxiliar os consumidores prejudicados.
Em comunicado oficial, o Procon-SP informou que questionou a 123 Milhas sobre o porquê a empresa decidiu cancelar as passagens da linha Promo com previsão de embarque de setembro a dezembro deste ano.
O órgão que representa os consumidores também pretende saber como a empresa de turismo se preparou para lidar com a situação, como os clientes estão sendo informados, como funcionará o ressarcimento e outras questões.
“A empresa não pode alterar suas regras comerciais de forma unilateral sem oferecer opções ao menos razoáveis aos seus consumidores, ou mesmo alternativas que tenham equivalência com a oferta inicial”, pontuou Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP.
Há quase um ano, a 123 Milhas já havia sido notificada após pessoas reclamarem que estavam tendo suas viagens canceladas. O Procon orientou aos consumidores afetados a tomarem as seguintes medidas:
- Entrarem em contato diretamente com a empresa, pedindo para que a situação seja esclarecida. Toda a comunicação deve ser registrada;
- Caso o contato não atenda às expectativas, o conselho é registrar as reclamações junto aos Procons de suas cidades ou estados;
- Não interromper o pagamento caso alguma operação esteja em andamento, mesmo diante da suspensão dos serviços. A postura será importante caso a questão precise ser judicializada, demonstrando boa-fé por parte do consumidor.
Suspensão dos pacotes promocionais
A 123 Milhas pegou clientes de surpresa na última sexta-feira (18) quando comunicou que todas as passagens e pacotes da linha Promo (com datas flexíveis) com previsão de embarque de setembro a dezembro de 2023 haviam sido suspensos. As vendas do produto já não estavam mais disponíveis desde a última quarta-feira (16).
Segundo a companhia de Belo Horizonte (MG), a decisão deveu-se à “persistência de fatores econômicos e de mercado adversos, entre eles, a alta pressão da demanda por voos, que mantém elevadas as tarifas mesmo em baixa temporada”.
A marca também citou que o cancelamento ocorreu por causa da alta taxa de juros no país (que atualmente está em 13,25%). A 123 Milhas explicou que a linha Promo representa cerca de 7% dos embarques de 2023.