Governo do Estado discute projetos de ecotecnologias para comunidades rurais com a UFPB

O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, manteve reunião com técnicos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) para debater os projetos de ecoteconologias que serão aplicadas em comunidades rurais beneficiadas pelo Projeto de Desenvolvimento Sustentável (Procase II). A iniciativa tem como objetivo promover o fortalecimento da agricultura familiar sustentável e a aquisição de energia limpa e renovável.

Durante a reunião, foram apresentados os projetos de pesquisa e extensão, que irão focar nas ações de diminuição e adaptação das comunidades a mudanças climáticas. Eles também têm como objetivo a inclusão de tecnologias sociais e incentivo ao desenvolvimento de arranjos produtivos locais nas comunidades rurais.

Para a secretária estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, essas parcerias são de fundamental importância para a construção de uma realidade mais sustentável e lucrativa para essas famílias: “É muito importante que esse tipo de parceria esteja bem alinhada para que possamos ajudar quem mais precisa com o fortalecimento da agricultura familiar de forma sustentável. A implantação de técnicas que levam energia limpa e renovável para essas famílias vai mudar a realidade delas e colaborar para a preservação do meio ambiente”, disse.

O diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis, professor doutor Euler Cássio Tavares de Macedo, destacou os trabalhos em parceria com o Governo do Estado. “Já desenvolvemos alguns projetos em parceria com o Governo e tivemos bons resultados, entres eles as capacitações e instalação de agroecologia nas escolas. Tivemos a oportunidade de instalar 20 hortas, onde ensinamos os alunos a utilizar energia solar para o bombeamento das águas dessas hortas. Mas agora estamos iniciando um projeto dentro dessa parceria que trabalha com o sistema agrovoltaico. Então temos muito interesse em participar dos projetos que façam a união entre a tecnologia e a melhoria de vida das pessoas”, ressaltou o diretor.

A reunião aconteceu no Centro de Energias Alternativas e Renováveis da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e contou com a participação da secretária estadual do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense; do gerente executivo de Mudanças e Adaptações Climáticas, Jancerlan Gomes, do professor Euler Cássio Tavares; do vice-diretor professor doutor Marçal Rosas e do chefe de Departamento de Engenharia de Energias Renováveis, professor doutor José Felix da Silva.

Protocolo de Intenções – No início do mês de junho, o governador João Azevêdo assinou, durante a solenidade de abertura da Semana Estadual do Meio Ambiente , protocolos de intenções com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Instituto Nacional do Semiárido (Insa) voltados para a democratização, orientação e implementação de ações voltadas ao meio ambiente e sustentabilidade. Ainda foi autorizado um investimento de R$ 4,5 milhões destinados à criação da Linha de Crédito Empreender Solar voltada aos pequenos e microempreendedores para a aquisição de kits de energia renovável.